Ter a sua empresa presente no Google Meu Negócio pode ajudar os clientes a descobrirem os produtos e serviços que você oferece. Saiba como utilizar, é gratuita!

Sumário

Como usar o Google Meu Negócio

Sua empresa presente no Google Meu Negócio pode ajudar os clientes a descobrirem os produtos e serviços que você oferece, saiba como utilizar a ferramenta, é gratuita!

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Mapas. Ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções.

O que é Google Meu Negócio e como ele funciona?

Google Meu Negócio é uma plataforma do Google em que você pode cadastrar diversas informações sobre a sua empresa para que seus clientes te encontrem com mais facilidade.

É por meio do Google Meu Negócio também que o Google Mapas aponta empreendimentos próximos à localização dos usuários. Então, se você sempre se perguntou “como eu coloco minha loja no Google Mapas?“, a resposta é essa.

Ao procurar por um local como: loja de sapato, farmácia, livraria, floricultura, restaurante, panificadora ou qualquer outro lugar, você vai encontrar uma lista de opções no índice do Google.

Além disso, ao colocar o seu negócio no Google, você cria uma espécie de uma “ficha”. Nesse tipo de cadastro, você pode incluir informações como:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Horários de pico;
  • Telefone;
  • Principais dúvidas;
  • Avaliações e comentários dos clientes;
  • Próximos eventos;
  • Fotos.

Como fica nas buscas no Google.

As vantagens do Google Meu Negócio

Além da principal vantagem que comentamos, que é a divulgação gratuita do seu negócio no maior buscador do mundo, listamos outros quatros grandes benefícios que você pode aproveitar ao cadastrar o seu negócio no Google. Veja só:

1. Tornar sua marca mais conhecida

Ao deixar seu perfil bem completo e otimizado, você faz com que o Google te coloque em posições de destaque nas páginas de busca. Dessa forma, você aumenta o alcance da sua marca, fazendo com que mais pessoas a conheçam.

Além disso, por meio das informações de localização, horário de funcionamento e fotos, você se destaca na busca do Google Mapas, aumentando ainda mais a divulgação do seu negócio.

2. Trazer mais clientes para o seu site e loja física

Ao aumentar o alcance da sua marca, você, consequentemente, aumenta o público potencial do seu site e/ou espaço físico.

As informações da sua ficha do Google Meu Negócio e também as avaliações dos seus clientes fazem com que outras pessoas fiquem interessadas nos seus serviços, acessem o seu site ou visitem seu estabelecimento.

3. Melhorar a sua reputação e conquistar a confiança dos seus clientes

Além de aumentar a visibilidade da sua marca e a quantidade de visitas no seu site ou estabelecimento, com uma ficha bem detalhada, muitas fotos e boas avaliações, a reputação do seu negócio também cresce. Isso faz com que as pessoas se sintam mais seguras para comprar seus produtos.

4. Conferir as estatísticas de acesso e usar isso a favor da sua empresa

Além de expor seu negócio no maior buscador do planeta, o Google Meu Negócio te dá a possibilidade de analisar os dados de acesso e usar isso na sua estratégia de marketing.

Por meio das ferramentas do Google Meu Negócio, você consegue:

  • Visualizar os acessos diários da sua ficha e comparar com os acessos do seu site;
  • Saber quais palavras-chave as pessoas estavam buscando no Google quando encontraram seu negócio;
  • Entender o que um potencial cliente fez depois que visualizaram o seu perfil. Se ligaram para o seu estabelecimento, se olharam os horários de funcionamento, se fizeram perguntas etc.

Com essas informações, é possível fazer ajustes no seu perfil e no conteúdo do seu site de acordo com as palavras-chave de busca que seu público mais usa.

Como colocar o seu negócio no Google?

Para te ajudar ativar o Google Meu Negócio, preparamos um passo a passo para você:

  1. Acesse o site do Google Meu Negócio.
  2. Faça login com sua conta do Google.
  3. Insira o nome, endereço e número de telefone da sua empresa.
  4. Selecione a categoria de negócios da sua empresa.
  5. Adicione um link para o site da sua empresa.
  6. Adicione uma foto da sua empresa.
  7. Clique em “Criar”.

Depois de criar seu perfil, você pode otimizar para que seja mais fácil de encontrar pelos clientes:

  • Use um nome de empresa claro e conciso.
  • Forneça um endereço físico preciso.
  • Insira um número de telefone válido.
  • Inclua um horário de funcionamento claro.
  • Adicione uma foto da sua empresa de alta qualidade.
  • Adicione informações relevantes sobre seus produtos ou serviços.
  • Responda às avaliações de clientes de forma oportuna e profissional.
  • Publique ofertas e promoções.

Como fica no Google Mapas.

Como usar o Google Meu Negócio?

Para usar o Google Meu Negócio, você precisa:

  1. Colocar o seu negócio no Google, seguindo o passo a passo que mostramos anteriormente;
  2. Deixar o cadastro da sua empresa bem completo;
  3. Otimizar o perfil do seu negócio, mantendo as informações sempre atualizadas.
  4. Procure periodicamente fazer postagens sobre o seu negócio.

Além disso, é preciso monitorar e responder com frequência as perguntas dos clientes e ficar de olho nas avaliações e comentários para melhorar cada vez mais o seu serviço.

 

Importante!

Quanto mais completo seu perfil e quanto mais interações você tiver com seus clientes em sua ficha, melhor vai ser a avaliação do seu negócio e, consequentemente, melhor o posicionamento no Google. E assim, além de atrair seu público, você melhora a sua reputação e conquista a confiança dos seus clientes.

Procure sempre solicitar avaliações e comentários de seus clientes, isto ajudará a dar um destaque maior ao seu negócio nas pesquisas.

google meu negocio mmunhoz-receba avaliações

Perguntas frequentes

Google Meu Negócio é gratuito. Essa é, com certeza, uma das principais vantagens dessa ferramenta do Google. Além de divulgar seu negócio, aumentar sua exposição digital e fazer com que seus clientes te encontrem com mais facilidade, você não paga nada por isso.

Sim! Você pode criar um perfil para o seu negócio mesmo se não tiver um endereço físico, desde que você tenha contato com os clientes pessoalmente.

Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google em que e você pode cadastrar diversas informações sobre a sua empresa para que seus clientes te encontrem com mais facilidade no maior buscador do mundo.

  1. Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar Agora”;
  2. Depois, faça seu login usando o mesmo e-mail e senha que você usa para outras contas do Google (Gmail, Google Drive, Youtube, etc). Se você já não tiver uma conta Google, será necessário criar uma do zero;
  3. Então, clique em “Inclua a sua empresa no Google“;
  4. Logo depois, você vai começar a adicionar as informações básicas do seu negócio, como nome e telefone etc;
  5. Em seguida, confirme o seu endereço. Para validar essa informação, o Google vai te enviar um código pelos Correios, que demora entre uma ou duas semanas para chegar.
  6. Quando estiver com o código em mãos, é só voltar ao seu painel de controle, onde você vai encontrar o botão “Confirmar agora“;
  7. Complete o seu perfil.
Google Meu Negócio,Como usar o Google Meu Negócio,como funciona o google meu negócio,como criar o google meu negócio,como configurar o google meu negócio,como ativar o google meu negócio,como melhorar o google meu negócio,como otimizar o google meu negócio,como editar o google meu negócio
Google Meu Negócio