Sua empresa presente no Google Meu Negócio pode ajudar os clientes a descobrirem os produtos e serviços que você oferece, saiba como utilizar a ferramenta, é gratuita!
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada na Rede de Pesquisa do Google e do Google Mapas. Ficam disponíveis para o usuário informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, fotos e promoções.
O que é Google Meu Negócio e como ele funciona?
Google Meu Negócio é uma plataforma do Google em que você pode cadastrar diversas informações sobre a sua empresa para que seus clientes te encontrem com mais facilidade.
É por meio do Google Meu Negócio também que o Google Mapas aponta empreendimentos próximos à localização dos usuários. Então, se você sempre se perguntou “como eu coloco minha loja no Google Mapas?“, a resposta é essa.
Ao procurar por um local como: loja de sapato, farmácia, livraria, floricultura, restaurante, panificadora ou qualquer outro lugar, você vai encontrar uma lista de opções no índice do Google.
Além disso, ao colocar o seu negócio no Google, você cria uma espécie de uma “ficha”. Nesse tipo de cadastro, você pode incluir informações como:
- Endereço;
- Horário de funcionamento;
- Horários de pico;
- Telefone;
- Principais dúvidas;
- Avaliações e comentários dos clientes;
- Próximos eventos;
- Fotos.
As vantagens do Google Meu Negócio
Além da principal vantagem que comentamos, que é a divulgação gratuita do seu negócio no maior buscador do mundo, listamos outros quatros grandes benefícios que você pode aproveitar ao cadastrar o seu negócio no Google. Veja só:
1. Tornar sua marca mais conhecida
Ao deixar seu perfil bem completo e otimizado, você faz com que o Google te coloque em posições de destaque nas páginas de busca. Dessa forma, você aumenta o alcance da sua marca, fazendo com que mais pessoas a conheçam.
Além disso, por meio das informações de localização, horário de funcionamento e fotos, você se destaca na busca do Google Mapas, aumentando ainda mais a divulgação do seu negócio.
2. Trazer mais clientes para o seu site e loja física
Ao aumentar o alcance da sua marca, você, consequentemente, aumenta o público potencial do seu site e/ou espaço físico.
As informações da sua ficha do Google Meu Negócio e também as avaliações dos seus clientes fazem com que outras pessoas fiquem interessadas nos seus serviços, acessem o seu site ou visitem seu estabelecimento.
3. Melhorar a sua reputação e conquistar a confiança dos seus clientes
Além de aumentar a visibilidade da sua marca e a quantidade de visitas no seu site ou estabelecimento, com uma ficha bem detalhada, muitas fotos e boas avaliações, a reputação do seu negócio também cresce. Isso faz com que as pessoas se sintam mais seguras para comprar seus produtos.
4. Conferir as estatísticas de acesso e usar isso a favor da sua empresa
Além de expor seu negócio no maior buscador do planeta, o Google Meu Negócio te dá a possibilidade de analisar os dados de acesso e usar isso na sua estratégia de marketing.
Por meio das ferramentas do Google Meu Negócio, você consegue:
- Visualizar os acessos diários da sua ficha e comparar com os acessos do seu site;
- Saber quais palavras-chave as pessoas estavam buscando no Google quando encontraram seu negócio;
- Entender o que um potencial cliente fez depois que visualizaram o seu perfil. Se ligaram para o seu estabelecimento, se olharam os horários de funcionamento, se fizeram perguntas etc.
Com essas informações, é possível fazer ajustes no seu perfil e no conteúdo do seu site de acordo com as palavras-chave de busca que seu público mais usa.
Como colocar o seu negócio no Google?
Para te ajudar ativar o Google Meu Negócio, preparamos um passo a passo para você:
- Acesse o site do Google Meu Negócio.
- Faça login com sua conta do Google.
- Insira o nome, endereço e número de telefone da sua empresa.
- Selecione a categoria de negócios da sua empresa.
- Adicione um link para o site da sua empresa.
- Adicione uma foto da sua empresa.
- Clique em “Criar”.
Depois de criar seu perfil, você pode otimizar para que seja mais fácil de encontrar pelos clientes:
- Use um nome de empresa claro e conciso.
- Forneça um endereço físico preciso.
- Insira um número de telefone válido.
- Inclua um horário de funcionamento claro.
- Adicione uma foto da sua empresa de alta qualidade.
- Adicione informações relevantes sobre seus produtos ou serviços.
- Responda às avaliações de clientes de forma oportuna e profissional.
- Publique ofertas e promoções.
Como usar o Google Meu Negócio?
Para usar o Google Meu Negócio, você precisa:
- Colocar o seu negócio no Google, seguindo o passo a passo que mostramos anteriormente;
- Deixar o cadastro da sua empresa bem completo;
- Otimizar o perfil do seu negócio, mantendo as informações sempre atualizadas.
- Procure periodicamente fazer postagens sobre o seu negócio.
Além disso, é preciso monitorar e responder com frequência as perguntas dos clientes e ficar de olho nas avaliações e comentários para melhorar cada vez mais o seu serviço.
Importante!
Quanto mais completo seu perfil e quanto mais interações você tiver com seus clientes em sua ficha, melhor vai ser a avaliação do seu negócio e, consequentemente, melhor o posicionamento no Google. E assim, além de atrair seu público, você melhora a sua reputação e conquista a confiança dos seus clientes.
Procure sempre solicitar avaliações e comentários de seus clientes, isto ajudará a dar um destaque maior ao seu negócio nas pesquisas.
Perguntas frequentes
O Google Meu Negócio é gratuito. Essa é, com certeza, uma das principais vantagens dessa ferramenta do Google. Além de divulgar seu negócio, aumentar sua exposição digital e fazer com que seus clientes te encontrem com mais facilidade, você não paga nada por isso.
Sim! Você pode criar um perfil para o seu negócio mesmo se não tiver um endereço físico, desde que você tenha contato com os clientes pessoalmente.
Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma plataforma do Google em que e você pode cadastrar diversas informações sobre a sua empresa para que seus clientes te encontrem com mais facilidade no maior buscador do mundo.
- Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar Agora”;
- Depois, faça seu login usando o mesmo e-mail e senha que você usa para outras contas do Google (Gmail, Google Drive, Youtube, etc). Se você já não tiver uma conta Google, será necessário criar uma do zero;
- Então, clique em “Inclua a sua empresa no Google“;
- Logo depois, você vai começar a adicionar as informações básicas do seu negócio, como nome e telefone etc;
- Em seguida, confirme o seu endereço. Para validar essa informação, o Google vai te enviar um código pelos Correios, que demora entre uma ou duas semanas para chegar.
- Quando estiver com o código em mãos, é só voltar ao seu painel de controle, onde você vai encontrar o botão “Confirmar agora“;
- Complete o seu perfil.