Televisão X Vídeos….. a TV vai acabar?

Como o brasileiro assiste aos seus vídeos preferidos? Ele prefere usar smartphone ou a tela grande? Ele tem visto mais ou menos TV? O que as pessoas preferem: novelas, notícias, esportes, música ou vídeos de gatinhos na web? E o que motiva as pessoas a irem atrás de todo esse conteúdo?

É a essas perguntas que a Pesquisa Video Viewers, já no seu quinto ano, busca responder. Realizada em parceria com o Instituto Provokers e com a Box 1824, a pesquisa analisa o comportamento dos brasileiros quando apertam o play ou ligam seu aparelho de TV, e tenta entender como as diferentes plataformas e tipos de conteúdo ajudam a transformar os hábitos das pessoas quando assistem a vídeos.

Em 2018, o levantamento reforça a posição do YouTube como um dos personagens principais na consolidação dessas novas tendências no consumo de vídeo. Além disso, pela primeira vez desde que a pesquisa começou a ser realizada, investigamos as motivações que levam os brasileiros a procurar os diferentes tipos de conteúdo, e como a escolha de certos players, aparelhos e plataformas ajuda a determinar a maneira como esses vídeos são consumidos.

O tempo que o brasileiro dedica assistindo a vídeos só aumenta desde 2014, quando a pesquisa Video Viewers começou a ser feita. E os números mostram principalmente que o consumo de vídeos online cresce num ritmo bem maior que o da TV.

Em 4 anos o consumo por vídeos cresceu 135%

As pessoas estão passando hoje 24,8 horas assistindo TV e 19 horas assistindo vídeos

Essas mudanças que vemos nos hábitos do brasileiro, assistindo cada vez mais a vídeos online, estão ligadas ao peso do YouTube, que trouxe uma nova forma de consumir esse tipo de conteúdo, levando as pessoas a serem mais ativas e a se empoderarem.

O YouTube entrou de vez na vida do brasileiro. A pesquisa Video Viewers mostra que ele é o campeão da preferência das pessoas para assistir a vídeos, além de ser o 2º maior destino para o consumo desse formato no país, ficando apenas 3 pontos percentuais atrás da líder, a TV Globo. O YouTube já é maior, segundo o levantamento, que os demais canais de TV aberta somados em número de vídeos assistidos.

As pessoas também reconhecem o YouTube como um lugar onde se encontra de tudo, em que as principais tendências aparecem primeiro e que traz aquilo que todo o mundo está de olho.

Quem quer música vai no Youtube!

Já vimos que a principal motivação de quem consome vídeos no Brasil é o Entretenimento. E aí o YouTube aparece mais uma vez como referência nas mudanças dos hábitos das pessoas. Um exemplo é a música, um dos 3 tipos de conteúdo mais buscados por quem quer vídeos de entretenimento, segundo a pesquisa Video Viewers.