5 dicas para usar a publicidade no Instagram a favor do seu e-commerce

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As redes sociais também são um canal de mídia. Por isso, fazer publicidade no Instagram é uma ação cada vez mais valorizada por empreendedores dos mais diversos segmentos. Afinal, esse é um dos canais mais populares atualmente e oferece muitas possibilidades de retorno financeiro.

Gostou da ideia e quer começar a anunciar no Instagram? Veja como!

Como fazer publicidade no Instagram?

Para iniciar, é preciso que, além de uma conta no Instagram, você também tenha uma página comercial no Facebook. Isso porque as duas redes sociais fazem parte do mesmo grupo empresarial e contam com uma plataforma de anúncios compartilhada.

Depois disso, você vai conseguir criar um perfil comercial também no Instagram e poderá criar anúncios pelo próprio aplicativo ou pelo gerenciador de anúncios — no seu navegador do computador, ou mesmo pelo app no celular.

Nas duas formas é possível segmentar sua campanha, ou seja, direcionar para quem ela vai aparecer. Isso envolve escolher o sexo, idade, local e até os interesses das pessoas que quais serão impactadas pelos anúncios. Não é incrível ter esse poder de personalização em suas mãos?

Não deixe para depois, comece a abrir suas contas nestas redes, caso ainda não tenha, e amplie as suas chances de comunicar para o público certo, já que você escolhe para quem suas campanhas vão aparecer.

1. Crie campanhas de interesse do seu público

Agora você já sabe como começar e entende que fazer publicidade digital é uma maneira assertiva de criar mídia, pois suas propagandas não aparecem para todos, mas para uma amostra de mercado bem específica.

Nesse caso, utilize a ferramenta de segmentação a seu favor. Já que você pode utilizá-la para indicar o melhor público, torne suas campanhas direcionadas estrategicamente. Para isso, conheça seus clientes e tenha uma noção bem traçada sobre quem você quer que interaja com a sua marca on-line. Assim, vai conseguir escolher a faixa etária, localidade, interesses e comportamentos com muito mais facilidade e o ROI — Retorno Sobre o Investimento —, por consequência, vai ser maior.

É importante, no entanto, saber que quanto mais você afunilar uma segmentação, mais cara a interação — clique, lead, visualização, etc — vai ser. Afinal, quanto menor for a sua audiência, maior será o valor pela ação, pois isso é, é inversamente proporcional. Mas vale ressaltar que, se o seu público estiver bem definido, no fim das contas você terá lucrado. A interação pode ser mais cara, mas se for efetiva e gerar venda, vai valer a pena!

2. Aproveite as datas comerciais

As sazonalidades também servem para criar boas oportunidades para as empresas, pois movimentam as pessoas e seus desejos por adquirir produtos e serviços. Por exemplo: Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal, entre outras datas.

Porém, tenha um cuidado especial no seu planejamento: não utilize todas as datas em seu cronograma de campanhas. Você vai agir de forma tática se selecionar as que mais fazem sentido para seu negócio, assim elas serão muito mais estratégicas, já que estarão alinhadas ao conceito da marca e ao perfil do público.

3. Utilize imagens visualmente atrativas

Aproveite que esta é uma rede social bastante imagética e utilize as fotos como um artifício para chamar a atenção das pessoas. Anúncios com “cara de propaganda” — textos, botões e estrutura que mais parece um panfleto — não têm vez neste canal.

Selecione imagens de encher os olhos para fazer sua publicidade no Instagram e garanta uma interação muito maior.

Outro ponto relevante é que você não precisa, necessariamente, trabalhar somente com fotos. Também pode escolher o formato de vídeo e criar algo inovador para sua marca. Gosta dessa ideia?

4. Aposte em gatilhos mentais para captar a atenção

A legenda também é muito importante, pois ela complementa a foto. Ela não deve ser basicamente uma cópia do texto da foto ou do vídeo, mas sim um elemento de conexão e que faça seu conteúdo ter muito mais sentido e objetivo.

Aproveite para usar os gatilhos mentais, ou seja, aqueles artifícios de linguagem que fazem com que as pessoas prestem mais atenção no que está sendo informado. Por exemplo: dados de referência, um personagem que remeta à autoridade ou outra forma de embasar a importância do seu produto ou serviço.

5. Não esqueça do call to action

Para finalizar, conclua com um call to action — a chamada para ação. A própria ferramenta de publicidade no Instagram proporciona o uso de um botão com um pequeno texto como “clique aqui” ou “saiba mais”, mas você pode ir além.

Isso porque uma chamada para ação não necessariamente precisa ser um recurso óbvio, mas pode ser aplicada ao texto ou mesmo à imagem, com um impacto muito mais criativo.

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