O mundo digital tem se mostrado cada vez mais eficiente quando o assunto é investir em marketing digital. E mesmo com esse avanço, ainda há muita gente que tem um certo receio com o marketing digital como uma maneira de promover e vender seus produtos/serviços.
Antes da compra, os consumidores costumam pesquisar sobre o produto/serviço
Coloque-se no lugar do seu possível cliente: antes de comprar em sua empresa, quantas pesquisas faria sobre os produtos/serviços que oferece? Pois bem, essa é uma nova tendência dos tempos modernos.
Na grande maioria das vezes, antes de comprar qualquer coisa, principalmente pela internet, pesquisamos sobre o item que desejamos adquirir para saber se ele atenderá corretamente nossas expectativas.
Segundo pesquisas, pelo menos 75% dos consumidores fazem pesquisas online. Isso quer dizer que é mais do que necessário que você tenha como sanar as dúvidas e explicar para seus cliente como funcionam os serviços e produtos que oferece.
Busque conhecer seu cliente ideal
Conhece aquele velho ditado: Quem muito quer, nada tem? Ele se encaixa perfeitamente quando falamos sobre personas e cliente ideal. Muitas vezes, ao investir em marketing digital, é muito melhor focarmos em dedicar nossos esforços e tempo nos possíveis clientes de maneira mais específica do que no público geral.
Saiba quem são aqueles que possuem real interesse em sua empresa e se alinham, diretamente, no perfil do seu cliente ideal. Muitas vezes, quem busca por um smartphone top de linha, é um público completamente diferente de quem procura por smartphones mais em conta. Afinal, eles são diferentes categorias.
A grande questão aqui é definir a persona ou personas de sua empresa e trabalhar seu marketing digital de maneira direcionada para essa parcela de público.
O seu concorrente já está na internet
Para quem está pensando em investir em marketing digital, mas ainda está receoso sobre o tema, saiba que seus concorrentes já estão no mundo digital, e temos certeza que você não quer ficar para trás!
Mas não veja isso como de todo mal, afinal, há muito o que aprender com as empresas concorrentes e o benchmarking é a estratégia ideal. Com ele você consegue analisar o que as outras empresas do seu nicho estão fazendo para alcançar o sucesso nos resultados digitais.
Estude todas as ações digitais dos negócios que, diretamente, concorrem com o seu e outras referências em seu nicho. Depois, o ideal é adaptar para sua realidade e aplicar as campanhas visando os seus objetivos e expectativas próprias.
Interação com o público-alvo é fundamental
Independente do canal utilizado, é sempre importante manter a interação com seu público para haver um contato mais próximo e identificação com sua marca. Procure responder comentários, produzir conteúdos que interajam com os seguidores e estar sempre o mais próximo possível de quem é “fã de carteirinha” de sua empresa.
O principal canal em questão aqui são as diferentes redes sociais, então lembre-se de que o essencial é socializar com quem te segue e gosta do seu trabalho.
Investir em marketing digital: Um meio mais econômico de trabalhar
Além de mais eficiente que os meios tradicionais, investir em marketing digital é mais barato também. A divulgação de maneira orgânica é algo que ganhou mais espaço atualmente e tem se destacado por seu valor quase que nulo.
Artigos de blog, páginas de site e redes sociais, organicamente, conseguem se destacar muito bem, quando feitos da maneira correta, em seus respectivos meios.
Além disso, vale destacar que o marketing online também apresenta ótimas formas de crescimento pago, por meio das estratégias de anúncios pagos, sejam eles pelo Google ADS ou Facebook Ads.
Atraia novos clientes ao investir em marketing digital
Ao utilizar o marketing digital da maneira correta, você tem uma ótima maneira de atrair novos clientes e aumentar sua base de contatos. Essa estratégia de enriquecer sua carta de clientes pode ser feita de diversas maneira e em diferentes canais.
Em geral, o tráfego orgânico em blogs, mídia paga por meio de anúncios, redes sociais e materiais ricos são os mais utilizados canais, em seus respectivos formatos de conteúdo.
Vale deixar claro que apesar de termos diferentes jeitos de adquirir clientes, o ideal é sempre trabalharmos todos os canais de uma maneira estratégica e unificada, e não focar em apenas um dos meios de captação.
Aumente sua credibilidade online
Você já ouviu falar em reputação online? Ela é de extrema importância para que você consiga criar uma maior identificação com seu público, e é ao investir em marketing digital que conseguirá ter uma ótima credibilidade.
Como já dissemos, estar presente no mundo digital é essencial, e ao fazer isso, você vai precisar prezar pela imagem de sua empresa de forma com que sua base de clientes crie um apego a marca.
Responda comentários e busque não deixar ninguém no “vácuo”, seja em redes sociais ou sites de avaliação, sejam esses comentários positivos ou negativos. O importante é se mostrar a disposição para seus clientes!
Quer ter mais visibilidade? Então você precisa investir em marketing digital
Ser encontrado em poucos cliques não é nada mal, não é? Pois bem, com o marketing digital, sua empresa estará ao alcance de qualquer um que tem um celular com sinal de internet, facilitando muito mais com que seu negócio seja “achado” por mais possíveis clientes.
É como se estar na internet te colocasse em uma grande avenida frequentada por milhões de pessoas ao mesmo tempo. Mas não esqueça, de nada adianta receber muitos clientes em seu site ou perfis em redes sociais, se não está preparado para recebê-los.
Tenha todo um sistema bem estruturado e responsivo para que todos os visitantes sintam-se bem acolhidos.
Redes sociais como um canal de apoio no marketing digital
As redes sociais ganharam muita força ao longo dos últimos anos, e com isso, se tornaram importantes canais de atração de público com interesse no seu serviço. Com elas você pode trabalhar o marketing digital de sua empresa de uma maneira mais leve e descontraída, em diferentes formatos.
Vale deixar claro, que por mais que hajam maneiras de vender por elas, esse não é o real foco das redes sociais. Elas devem ser utilizadas na grande maioria das vezes como canais de atração de novos clientes.
Gostaria de destacar também que, apesar de muitos pensarem que marketing digital se trata apenas de redes sociais, é preciso muito mais para trabalhar com estratégias completas e obter os resultados digitais. Esses canais são apenas uma das ramificações, e não devem ser o foco principal!
No marketing digital você tem mais previsibilidade dos resultados
Utilizando as ferramentas corretas, é possível acompanhar os resultados de cada campanha de maneira precisa, para projetar os números que irá obter no futuro.
Dessa forma, você consegue ter uma análise sobre como andam os resultados e o que pode ser feito para que eles melhorem, de acordo com suas expectativas em cada ação de marketing digital. Além disso, os relatórios de marketing também são ótimos para relacionar tudo o que foi conquistado em um determinado período de tempo, para projetar o futuro de sua empresa.
Gostou? Agora fica quase impossível de você não se convencer de que o marketing digital é essencial para aumentar a visibilidade da sua empresa e consequentemente as suas vendas.
Fonte: tribuzana.com.br/10-motivos-para-voce-investir-em-marketing-digital/